Durante este período de isolamento social e suspensão das atividades presenciais na escola, permanecemos constantemente em busca de ferramentas digitais capazes de aprimorar as atividades didáticas realizadas on-line por nossos alunos e professores.
Desde o início dessa medida, a escola não parou. Apesar de estar na frente, uma vez que a instituição já tinha uma plataforma implantada – o que possibilitou o envio de conteúdos didáticos já na segunda semana da quarentena -, tivemos que migrar nossos serviços e atendimento para o mundo digital e garantir que todos os alunos, professores, responsáveis e colaboradores de CE3U & CEK acompanhassem a gente.
Ao longo do primeiro mês de funcionamento on-line, tivemos que definir um plano de ação escolar e administrativo para garantir a atividade da instituição durante e depois da pandemia. Nesse tempo, concentramos nossas buscas em recursos digitais eficientes que pudessem oferecer momentos significativos de aprendizagem em casa, ao mesmo tempo que não fizessem diferença na planilha de custos da escola para não atingir o orçamento familiar dos responsáveis por nossos alunos neste período tão delicado.
Desde a segunda semana de suspensão das aulas, estudantes da Educação Infantil ao Ensino Fundamental 2 recebem diariamente tarefas relativas às disciplinas da sua grade de aulas por meio do portal da escola. Por esse portal, os estudantes também podem manter contato com os professores e receber instruções para a realização das tarefas propostas.
As turmas do Ensino Fundamental 1 e 2, que adotam o sistema de ensino Trilhas da FTD, contam com acesso ao conteúdo digital dos livros didáticos por meio da plataforma em rede da editora, a Iônica, inserindo login e senha fornecidos pela escola e digitando o código de acesso que vem impresso nas primeiras páginas do módulo 1 ou na caixa dos livros.
A partir da próxima segunda-feira, daremos mais um passo na implantação de tecnologias digitais para a aprendizagem dos nossos alunos. Ao longo desta semana, estivemos empenhados na implantação do pacote Microsoft Office 365 na escola para todos os nossos alunos e professores, da Educação Infantil ao Ensino Fundamental 2.
Pelo Microsoft Teams, ferramenta de comunicação unificada e colaborativa, presente no pacote da Microsoft destinado à educação, nossos estudantes terão acesso a funcionalidades muito eficientes como videoaulas, videoconferências, upload e download de documentos, troca de mensagens direta com os professores, execução de atividades, além do acesso às demais funcionalidades do Office.
A partir de segunda-feira (27/04), toda essa dinâmica começa a acontecer nas salas de aula virtuais do Microsoft Teams, no horário escolar dos estudantes, tanto do turno da manhã, quanto do turno da tarde. O cumprimento das tarefas propostas neste ambiente virtual também serão contados como hora letiva e serão fundamentais para a manutenção do desenvolvimento escolar do estudante.
Cada estudante vai receber – por meio de mensagem via portal da escola ou WhatsApp – um login <[email protected]> e senha para acessar a plataforma do Office, onde ficarão os recursos pedagógicos disponibilizados pelos professores.
Recomendamos que a família se organize para que o estudante tenha um local próprio para estudo e esteja disponível no horário marcado para a aula. Se for possível também, providencie um computador ou notebook para facilitar o acesso do aluno às plataformas digitais. É muito importante que os responsáveis participem e acompanhem, dentro de suas possibilidades, o desenvolvimento das tarefas.
Clique aqui e acesse o tutorial com informações necessárias para a introdução do estudante ao pacote Office 365 e ao Microsoft Teams.