Há um mês, Casa Escola Três Ursinhos & Centro Educacional Krimberg foram convidados para uma reunião em caráter de urgência na sede da prefeitura que contou com a presença do prefeito, secretarias de saúde e de educação e demais representantes das instituições de ensino particular do município.
Inicialmente, os dias livres para o aluno, programados para acontecer em julho, foram antecipados para a segunda quinzena de março. Sob a possibilidade de revogação do primeiro período de isolamento social, que mais tarde seria confirmado pelo decreto nº 47.006/20, CE3U & CEK se anteciparam e já na segunda semana do recesso escolar disponibilizaram rotinas dedicadas às diferentes idades dos estudantes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental.
Dentro dessa rotina estabelecida para crianças e jovens, foram propostos tempos dedicados à realização de atividades escolares, atividades livres, momentos de brincadeira com a família, momentos de cuidado pessoal, entre outras situações que se destinaram ao preenchimento do tempo do aluno em casa.
Também na segunda semana do recesso escolar, os professores da Educação Infantil, Ensino Fundamental 1 e 2 da escola se uniram para transmitir conhecimentos a partir de uma metodologia diferente e inovadora para alunos tão jovens que precisaram se adequar em uma semana ao que as escolas ainda estavam aprendendo.
A partir de então, por meio da portal da escola, estudantes de todas as turmas começaram a receber propostas de atividades elaboradas pelos professores para dar continuidade ao processo de ensino que vinha acontecendo na escola desde a primeira semana de fevereiro de 2020.
O calendário escolar planejado para o ano letivo precisou ser adaptado e, apesar da adoção do novo modelo de ensino ter se prolongado no decorrer dessas semanas, os professores não desanimaram e buscaram meios digitais cada vez mais acessíveis para a informação chegar até a casa de todos os estudantes.
Durante o processo de adequação ao modelo de ensino à distância e ao modelo de trabalho em home office foi preciso ainda muito equilíbrio nas decisões da equipe gestora da instituição, uma vez que além de ser um ambiente de ensino, a escola é também uma microempresa, isto é, tem personalidade jurídica e precisa cumprir seus deveres legais sobretudo no que diz respeito à responsabilidade com todos os colaboradores que sempre caminharam do seu lado, prezando pelo bom andamento dos serviços oferecidos pela escola, como as educadoras, cozinheira, auxiliar de serviços gerais, nutricionista, secretária escolar, contadora, proprietário do imóvel e fornecedores em geral, sem contar as demais obrigações que transitam no universo escolar, como água, luz, manutenção do prédio, impostos etc.
As instituições de ensino foram as primeiras e uma das mais afetadas desde a decisão das primeiras medidas de distanciamento social. Essa acertada medida, de fato, pode achatar a curva de progressão da COVID-19, mas não impediu que as escolas sofressem perdas incalculáveis durante o progresso do ano letivo.
Em todos os setores escolares foi preciso reforçar o atendimento de todos, incentivar estudantes à nova realidade, motivar professores para o mundo digital e o trabalho on-line, conversar com os responsáveis sobre a mudança do cenário escolar, lidar com burocracia da secretaria de educação. A própria direção também sentiu dificuldade para entrar na nova rotina devido às mesmas incertezas e dificuldades que todos, principalmente, pela responsabilidade de, em um momento difícil, fazer cobranças e garantir, na medida do possível, a estabilidade de todos.
Apesar da pressão que as instituições de ensino do Brasil e do mundo sofreram, pois passamos pelos mesmos contratempos, optamos por continuar. Decidimos reavaliar nossa atuação e adaptar nossa metodologia para o mundo de agora e o mundo que nos espera depois da pandemia de COVID-19.
Na última semana, a instituição deu mais um passo no que diz respeito ao ensino à distância. Professores, de diferentes turmas e segmentos, perceberam que poderiam ir além na aprendizagem dos alunos e começaram a disponibilizar aulas gravadas em vídeos, ou, da maneira ainda mais criativa, improvisando no quadro, na apresentação e explicação dos conteúdos.
Com a data de retorno ainda incerta, as aulas presenciais permanecem suspensas até o dia 30/04, de acordo com o Decreto 1.145/20, e o ensino à distância está autorizado por mais um mês em substituição à modalidade presencial, de acordo com a portaria nº 395 do Ministério da Educação, os rumos da educação permanecem incertos e sendo debatidos em todo meio social.
Casa Escola Três Ursinhos & Centro Educacional Krimberg pretendem cumprir a medida provisória que estabelece o cumprimento das 800 horas/aula anuais, mesmo que todo o trabalho escolar não seja realizado dentro da escola, com todas as turmas que atende, inclusive a Educação Infantil, que ficou de fora na exigência de carga horária complementar.
Em nenhuma hipótese nossa escola vai abandonar o barco, pelo contrário, vamos nos esforçar para oferecer bons serviços dedicados à aprendizagem do aluno e à interação coletiva entre os principais personagens da educação.
Acontece que para isso dependemos do apoio de toda a comunidade escolar. A confiança no trabalho da instituição e a certeza da responsabilidade da escola com o ensino dos nossos jovens aprendizagens são fatores que impulsionam o trabalho da instituição. Pedimos paciência aos alunos na implantação das novas medidas, aos professores, diante do cenário que é novo para todos nós, aos pais, o apoio na manutenção dos serviços escolares.
A partir de maio, com as relações contratuais devidamente ajustadas, teremos a possibilidade de reavaliar a planilha de gastos da escola e reajustar as contraprestações mensais daqueles que ainda não são beneficiados por descontos na matrícula.
Esperamos que essa situação se restabeleça o mais breve possível e que todos fiquem bem, permanecendo em suas casas.